Close

21 de maio de 2018

Semana de Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba

Semana de Conscientização da Alergia Alimentar
Por Sandra Matunoshita

Em alguns locais do Brasil, algumas pessoas se mobilizaram para realizar a Semana de Conscientização da Alergia Alimentar durante o período de 13 a 19/05/2018.

A SOS Alergia Piracicaba marcou presença através do Coffee oferecido em parceria com a Danone. Todos os produtos oferecidos eram livres dos alérgenos citados na RDC 26/15 e puderam provar aos participantes que é possível preparar pratos deliciosos e seguros para os alérgicos, permitindo que eles sintam-se incluídos socialmente.

O evento foi organizado pelo gabinete da vereadora Nancy Thame (autora do decreto legislativo que institui a Semana de Conscientização da Alergia Alimentar), pelo Coletivo Acolhimento Alimentar composto pelas mamães Heloize, Érica, Talita e Nielle (todas mães de crianças com restrição alimentar) e pela ETEC Fernando Febeliano da Costa.

Ao longo da semana, tanto na Câmara de Vereadores de Piracicaba como na ETEC Fernando Febeliano da Costa, aconteceram diversas palestras ligadas ao tema de Alergia Alimentar, ministradas por especialistas renomados como a nutricionista Vanderlli Marchiori, a alergologista pediátrica Juliana Poli, a advogada Cecília Cury (representando o Movimento Põe no Rótulo) e a psicóloga Erika Campos.

Foi realizada também uma aula prática para os alunos da ETEC sobre alimentação inclusiva, ministrada por Heloize Milano e Érica Speglich do Coletivo Acolhimento Alimentar Piracicaba.

Parabéns às organizadoras e aos participantes de todos os eventos realizados durante esta semana.

Com certeza, através de ações assim, a Sociedade estará mais preparada para acolher e incluir não somente os alérgicos alimentares, mas também todos aqueles que sofrem alguma restrição alimentar.