Close

30 de junho de 2017

SOS Alergia participa da premiação do Prêmio Nacional de Inovação 2017

A premiação do Prêmio Nacional de Inovação aconteceu no dia 26/06/2017, no Transamérica Expo Center.

Dentre 3.131 pequenas empresas brasileiras apoiadas pelo Sebrae através do Programa ALI (Agente Local de Inovação) que participaram do Prêmio, a SOS Alergia teve o privilégio de ficar entre as 3 finalistas na categoria Inovação Organizacional.

A SOS Alergia é uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos preventivos de doenças alérgicas atuando nas áreas: alimentar, respiratória, contato e picada de insetos. Tem como missão promover melhor qualidade de vida para os alérgicos, possibilitando especialmente que se sintam incluídos socialmente.

Fundada na cidade de Marília, interior de São Paulo, a SOS Alergia possui outras 12 lojas espalhadas pelo Brasil através do sistema de Franchising.

No início de junho, a empresa completou 13 anos de existência e para os empresários Sandra e Frank Matunoshita, essa premiação foi um presente de Deus, demonstrando através desse reconhecimento que a SOS Alergia caminha na direção correta.

Sandra Matunoshita relembra com dor o dia em que participaram da avaliação técnica para o prêmio MPE Brasil em 2013: “Segundo o avaliador, a SOS Alergia era uma empresa que fazia muitas coisas interessantes, mas sem metodologias, padronizações e processos. No final da avaliação, diante do avaliador e de toda a empresa, eu chorei de esgotamento e vergonha. Depois disso, iniciamos diversas mudanças que foram muito importantes para a empresa. O conhecimento obtido através da faculdade de Tecnologia em Alimentos (FATEC) foi muito importante para que pudéssemos desenvolver e aperfeiçoar nossos produtos alimentícios. Outro grande e fundamental parceiro na jornada da SOS Alergia foi o SEBRAE Marília que através de seus cursos, palestras e treinamentos permitiu que conhecimentos diversos fossem obtidos pelos integrantes da equipe. Através do SEBRAE, a SOS Alergia também teve acesso a programas importantíssimos como o: SEBRAETEC que auxiliou na primeira formatação da marca; PAS  (Programa de Alimento Seguro) Indústria e Padaria que auxiliaram na implantação de procedimentos que garantissem maior segurança alimentar; EMPRETEC que permitiu que os gestores da empresa refletissem em seus comportamentos empreendedores; e Programa ALI (Agente Local de Inovação) que fez com que tirássemos da gaveta todo o material já produzido (mas não implantado) e de nossas mentes, os nossos sonhos. A cada encontro com nossa agente, Miquelle Cardoso, traçávamos diversas pequenas ações e muitas novas mudanças passaram a acontecer nesse processo de ‘Metamorfose’. Quando decidimos participar do Prêmio Nacional de Inovação, comentei com a Miquelle que iríamos participar simplesmente para conhecer e aprender. Demos o nosso melhor, mas não imaginávamos que ficaríamos entre os finalistas em ORGANIZAÇÃO INOVADORA (exatamente o ponto mais fraco de nossa empresa em 2013!!). Foi mesmo um grande presente de Deus!”

A empresária também participou em 2013 do Prêmio Mulher de Negócios, sendo a ganhadora no estado de São Paulo. Segundo ela, a SOS Alergia é uma empresa que nada contra a correnteza, abrindo espaço para o empreendedorismo feminino com a participação de colaboradoras e franqueadas apaixonadas pelo que fazem e para quem fazem (é claro que existem diversos homens altamente capacitados e dedicados). Cada franqueada da rede SOS Alergia possui uma história fantástica de garra, determinação, doação e amor, sendo todas muito mais que vencedoras. A empresária terminou sua fala dedicando esse prêmio a todas as mulheres que fizeram e fazem parte da história da SOS Alergia: mães, filhas, esposas, colaboradoras, franqueadas, clientes e fornecedoras.